professor paulo afonso

Apresentações

logo sac Identificação de Interesses Transversais:
Uma Visão Geral

Resumo. Um software produzido com qualidade deve possuir módulos específicos que agrupam um conjunto de exigências relacionadas (interesses). Entretanto, há alguns tipos de interesses para os quais essa clara alocação em módulos não é possível apenas com a utilização das abstrações usuais de Engenharia de Software, tais como casos de uso, classes e objetos, entre outros. Tais interesses são denominados “interesses transversais” ou, no contexto de requisitos, “early aspects” e referem-se a requisitos de software que se encontram espalhados ou entrelaçados com outros requisitos, o que pode dificultar o desenvolvimento e a manutenção do software. O enfoque deste seminário está em apresentar uma visão geral sobre os conceitos relacionados a interesses transversais, bem como sobre as principais estratégias para sua identificação durante o ciclo de desenvolvimento do software.

Evento: Seminários Abertos em Computação (SAC)

Data: 24 de Maio de 2013.

Download: SAC_2013.pdf

flisol Programação Orientada a Aspectos com Ferramentas Livres

ResumoUm software produzido com qualidade deve possuir módulos específicos que agrupam um conjunto de requisitos relacionados a um mesmo objetivo/propósito, isto é, um interesse (concern). Entretanto, há alguns tipos de interesses para os quais essa clara alocação em módulos não é possível apenas com a utilização das abstrações usuais de Programação Orientada a Objetos(POO), tais como classes, objetos, entre outros. Tais interesses são denominados "interesses transversais" (ITs) e referem-se a interesses que se encontram espalhados ou entrelaçados com outros interesses do software, o que pode dificultar o desenvolvimento, a manutenção e a evolução do software. Alguns exemplos clássicos de ITs são logging, segurança, persistência, presentes na maioria dos sistemas de informação de médio e grande porte. O enfoque desta palestra está em apresentar uma introdução sobre os conceitos relacionados a ITs, bem como sobre a Programação Orientada a Aspectos (POA), uma nova tecnologia que propõe a modularização dos ITs em abstrações específicas denominadas "aspectos". Além disso, serão apresentadas aos ouvintes desta palestra as principais Ferramentas Livres que podem ser utilizadas com POA, como a linguagem AspectJ, uma extensão livre da linguagem Java para POA, a IDE Eclipse e seu plug-in para aspectos, AJDT, entre outros.

EventoFLISOL'14

Data: 26 de Abril de 2014.

Download: flisol.zip

logo_unifimes Programação Orientada a Aspectos: uma Visão Prática

ResumoUm software produzido com qualidade deve possuir módulos específicos que agrupam um conjunto de requisitos relacionados a um mesmo objetivo/propósito, isto é, um interesse (concern). Entretanto, há alguns tipos de interesses para os quais essa clara alocação em módulos não é possível apenas com a utilização das abstrações usuais de Programação Orientada a Objetos(POO), tais como classes, objetos, entre outros. Tais interesses são denominados "interesses transversais" (ITs) e referem-se a interesses que se encontram espalhados ou entrelaçados com outros interesses do software, o que pode dificultar o desenvolvimento, a manutenção e a evolução do software. Alguns exemplos clássicos de ITs são logging, segurança, persistência, presentes na maioria dos sistemas de informação de médio e grande porte. O enfoque desta palestra está em apresentar uma introdução sobre os conceitos relacionados a ITs, bem como sobre a Programação Orientada a Aspectos (POA), uma nova tecnologia que propõe a modularização dos ITs em abstrações específicas denominadas "aspectos". Além disso, serão apresentadas aos ouvintes desta palestra as principais ferramentas que podem ser utilizadas com POA, como a linguagem AspectJ, uma extensão livre da linguagem Java para POA, a IDE Eclipse e seu plug-in para aspectos, AJDT, entre outros.

Evento: IV Semana de Sistemas de Informação

Data: 14 de Maio de 2014.

Download: unifimes.zip